O menino do pijama listrado - John Boyne

22 de abril de 2012
Faz um super tempo que tenho esse livro em casa, mas sempre tive aquela preguicinha de ler, por dois motivos principais. Primeiro: eu tenho "monte" de livros emprestados de outras pessoas aqui em casa para ler, então sempre fui empurrando esse pro fim. Segundo: quase todo mundo já leu/viu o filme, e era sempre a mesma coisa que me falavam, "é triste", "nossa, eu chorei", "acontece isso no final"*. Então essas duas coisas somadas à preguiça enorme me fez adiar um pouquinho.

A história se passa em Berlim, Alemanha. Bruno é um menino pequeno, de nove anos, que se considera explorador.  Tem uma irmã chamada Gretel que, segundo ele, é um Caso Perdido. Por causa do trabalho importante do pai, a família do garoto se vê obrigada a mudar e vão para algum lugar da Polônia, lugar esse que Bruno acaba tendo antipatia de início. Com o tempo, vê que não é tão ruim assim morar lá, mas, com seu olhar inocente sobre as coisas, não entende direito o que tem de diferente nesse lugar estranho. 

Há uma cerca que separa dois grandes grupos de pessoas, consegue ver isso da janela do quarto, mas Bruno não sabe o que se passa lá. Não sabe e nem quer perguntar, de algum maneira sente que seu pai não iria gostar desse tipo de questionamento. Decide então fazer o que mais sabe bem fazer: explorar. E nessa exploração ele encontra aquele que seria seu único amigo.

"O menino do pijama listrado" tem como fundo a guerra, mas de um jeito filtrado pela inocência de Bruno. A leitura é simples e bem rápida, e flui. Livro super ótimo para ler num domingo à tarde, ou num dia chuvoso, recomendo <3. 

BOYNE, John. O menino do pijama listrado. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

*Meu professor da cadeira de Ciência Política viu que eu estava lendo esse livro então usou ele como exemplo de alguma coisa que tava falando no momento. Minha colega levantou a mão e contou o final. O professor fez questão de contar partes do livro. Sabe, não curti muito isso.
  1. o livro não li, mas já vi o filme, chocante.
    tbém não gosto quando antecipam o final do que estou lendo...

    ResponderExcluir

 

Follow by Email

Theme e conteúdo por Marina R. - © Marina's Journal 2011 ~ 2017