Persépolis (completo) - Marjane Satrapi

23 de abril de 2012
"Marjane Satrapi tinha apenas dez anos quando se viu obrigada a usar o véu islâmico, numa sala só de meninas. Nascida numa família moderna e politizada, em 1979 ela assistiu ao início da revolução que lançou o Irã nas trvas do regime xiita - apenas mais um capítulo nos muitos séculos de opressão do povo persa.

Vinte e cinco anos depois, com os olhos da menina que foi e a consciência política à flor da pele da adulta em que se transformou, Marjane emocionou leitores de todo o mundo com essa autobiografia em quadrinhos, que só na França vendeu mais de 400 mil exemplares. 

Em Persépolis, o pop encontra o épico, o oriente toca o ocidente, o humor se infiltra no drama - e o Irã parece muito mais próximo do que poderíamos suspeitar." (contracapa)

O livro "Persépolis" é uma autobiografia em quadrinhos. Conta a história da iraniana Marjane Satrapi, a autora, desde os seus dez anos de idade, após a dita "revolução islâmica", sua estada em Viena, durante quatro anos, até sua volta ao Irã, aos 25. A menina, que amadurece rapidamente devido as circunstâncias, se vê em altos e baixos. 

Com apenas 14 anos, a menina deixa seu país de origem e vai, sozinha, estudar em Viena, pois sua visão de mundo já era ocidentalizada e, naquela situação em que se encontrava o país, com as tradições sendo impostas a todo vapor, seria muito perigoso ela continuar lá. 

Estuda num liceu francês, num colégio católico. Também encontra problemas nesse novo país, o choque de culturas é muito grande. Faz novos amigos, mas para se sentir inclusa no grupo, acaba se afastando da sua história, da sua religião e crenças. Nisso ela se sente um tanto perdida, com uma crise de identidade do tipo "o que eu sou, afinal?"

A guerra, as mortes, as pessoas que conheceu, o choque de culturas, tudo isso fez com que Marjane mudasse aos poucos, mudasse sua vida. É isso o que livro mostra, de um jeito sincero, sem medo de mostrar os erros, as angústias, com um toque de humor no meio de todo o drama.

SATRAPI, Marjane. Persépolis (completo). São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
  1. Oii floor, obrigada pelo carinho!
    Estou seguindo, beijos :)
    http://woman-decides.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Esse livro parece ser bom, preciso visitar a biblioteca da cidade, faz tempo que não leio :x

    Seguindo aqui querida.
    bjs

    www.blogpamnews.com

    ResponderExcluir

 

Follow by Email

Theme e conteúdo por Marina R. - © Marina's Journal 2011 ~ 2017