Puxa uma cadeira e te senta, vou falar minhas dúvidas

25 de junho de 2012
Imagem daqui
Sempre tive a maior dificuldade do mundo para saber o que fazer da minha vida. Não que eu tenha parado muitas vezes para pensar “tá, o que faço?”. Acho que essas ideias vêm de uma forma meio natural. Mas também acho que nessa parte minha natureza falhou e não conseguiu se questionar direito isso – e o mais importante – achar uma resposta.

Claro, não há uma resposta certa. Você vai supondo aos poucos o que poderia ser legal para fazer da vida, baseado nos gostos pessoais, afinidades e habilidades. E foi mais ou menos desse jeito que eu decidi fazer Jornalismo. Nunca tive na cabeça aquele super propósito de vida como vejo em algumas pessoas que, por exemplo, querem fazer Medicina e estudam uma vida inteira se preparando para isso. Foi mais na base da adivinhação: “ah, deve ser legal”. Não é o que recomendo, deve-se ter uma base do curso antes de ingressar. Mas de qualquer forma já é algum caminho de carreira (ou não) que está sendo traçado, e foi exatamente o que fiz.

Quando entrei no curso, me senti meio acuada. Quase todo mundo já estava trabalhando na área, já sabia com quase toda certeza o ramo que queria seguir, já traçava metas para mais adiante. Eu, não. Eu estava lá para descobrir. Não sabia o que viria pela frente, se toda aquela magia apresentada no primeiro dia de aula realmente seria assim tão mágica. Queria descobrir esse novo mundo e também saber se é nele que me encaixava. Meus motivos por ter marcado xis na opção Jornalismo foram poucos. Gosto de ler, gosto de escrever (mesmo sabendo que nunca foi lá das melhores escritas), gosto de história. Lá no início eu tive vergonha de dizer que as únicas razões para estar lá eram estas, mas o que mais poderia responder?

Jornalismo é relatar, noticiar, lidar com a vida das pessoas, de certo modo interferindo. E tudo acontece de maneira tão rápida. E agora, que já estou no terceiro semestre, quase quarto, me questiono se é isso que pretendo fazer. Minha escrita não é veloz e nunca foi. Tenho grande dificuldade em fazer um texto com mais de 20 linhas (ou até menos) de pura realidade. Eu gosto, mas não gosto ao mesmo tempo.

Isso faz meu olho dar uma escapadela para o lado e observar o primo do Jornalismo: Publicidade e Propaganda. Ambos pertencentes ao curso de Comunicação Social, Publicidade é o que parece mais abrir espaço para a criatividade. É claro que para conseguir escrever um texto jornalístico também é necessário fazer uso da santa criatividade porque, sem ela, todo escrita ficaria incrivelmente chata e monótona, rígida. Mas ainda assim, tudo é real demais (bom, esse é o serviço que o Jornalismo presta), muito preso. E mesmo gostando dessas histórias da vida real, também gosto do que se inventa. Gosto das cores e formas, gosto do jeito que as coisas se dispõem. E Publicidade tem tudo isso. 

Não sei. Eu vivo reclamando que eu não sei o que quero, que chega a ficar chato. Gosto de Jornalismo, mas  ainda tenho minhas dúvidas quanto à profissão. Gosto de Publicidade e Propaganda, e pretendo mais adiante cursar. Essa é a verdade da coisa toda. Verdade que eu continuo colocando em dúvida toda vez que penso sobre isso. Ê laiá.
  1. Verdade, mais o importante é fazer oque você gosta ♥
    Bjoo ;*
    PS: O blog mudou de nome,endereço e de layout *o* Confere lá ♥
    plush-girl.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Nossa amiga, que isso! Não faz isso não. Tipo eu acho o seguinte, você têm que se decidir pra não ficar perdendo tempo. Eu tenho um proposito de fazer MEDICINA desde criança e batalho todos os dias para passar em um vestibular bom e fazer o curso. Se você ficar nessa insegurança de que curso fazer você vai perder tempo. Os dias e o relógio não para. Se você quer fazer publicidade, tudo bem! Mas veja bem se é isso, pra você não perder alguns anos preciosos estudando uma coisa que você não gosta.

    http://witblogpessoal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Suas dúvidas te lembraram as minhas. Estou no terceiro ano do colegial, e a vida toda me convenci (na verdade, até hoje não sei se eu me convenci, ou se me convenceram, entende?) que queria fazer Direito. Sei que tenho grandes chances na área, tenho MUITOS parentes que são advogados, mas enfim, não tenho certeza se devo, porque de fato não sei se curto MESMO Direito. Por outro lado, adoro Jornalismo. Adoro mesmo. Sempre amei escrever, e não acho chato escrever sobre notícias reais, sei lá, acho que é para mim. Só que assim como você, acho que me sentiria BEM acuada, afinal, é bem complicado entrar no campo jornalístico, não é mesmo?
    Mas enfim, gostei do texto, gostei do blog. Boa sorte com suas dúvidas.

    Beijo
    Sem querer me intrometer

    ResponderExcluir
  4. isso acontece com todo mundo! comunicações é uma area ampla e bem diversificada!
    http://kelly-club.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? tenho um blog tb( http://um-grande-diario.blogspot.com.br/ ) se me responder, e me seguir divulgo seu nlog no meu e vc divulga o meu blog no seu! Topaaaa ;)

    ResponderExcluir
  6. Putz Mari (KKkk vc não gosta que te chamem assim, né!? hehe), é assim mesmo. E isso é foda ¬¬
    Detesto essa coisa d ter que escolher uma carreira p/ vida inteira. Sem falar q eu sou suuuuuper indecisa =/
    Mas boa sorte aí na escolha. Mas não fica de nóia não...essas coisas são complicadas, e a gente tem que ir tentando até encontrar aquilo q a gente gosta e foda-se o resto kkkkkkk u.u
    BJs!

    ResponderExcluir
  7. Oi! Marina, primeiramente quero dizer que gosto muito do seu jeito de escrever, muito mesmo!
    E além de gostar do texto me identifiquei muitooo; quando eu tinha uns 15 anos de idade, decidi que queria ser Contadora na verdade queria cursar Ciências Atuáriais!Logo entrei no Técnico em Administração e durante o meu TCC o primeiro departamento que corri foi o de Marketing, eu fiquei encantada com Publicidade e Propaganda mas, tinha dúvidas entre Publicidade e Marketing...Logo surgiu a paixão por Design e a vontade
    de fazer Design Gráfico...Dúvidas muitas dúvidas...além disso tinha o Alemão, o idioma pelo qual sou apaixonada e já curso há quatro anos, pensei em fazer Letras Português/Alemão.E hoje eu curso Gestão da Qualidade,tô quase concluíndo o curso, quero exercer minha Profissão, quero ser Auditora da Qualidade.Gosto muito do curso que escolhi mas,
    minha paixão sempre foi e sempre será a área de Publicidade e Design
    áreas que acabaram ficando com Hobby =)

    Ps:Ai Meu Deus como eu falo Hahahaha

    BeijoO

    ResponderExcluir
  8. Acho que lá no fundo todo mundo tem as suas dúvidas, eternas ou não. Eu mesma passei um grande parte da minha adolescência pensando que já havia resolvido o que eu queria fazer da minha vida, contudo estava completamente errada. Agora estou aqui, cheia de dúvidas, porém seguindo... Eu sei que não é uma ideia muito concreta, mas o que tiver que ser, será. Beijão!!


    http://enxergandoalemdasaparencias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Estou passando por isso, é complicado. Antes eu queria fazer astronomia, mas é um campo que não resulta em nada qui no Brasil. Depois surgio a paixão pro Design, mas para frente vou fazer o curso de Design. Mas a faculdade que quero é Arquitetura...

    Hey, o My Mundo está voltando com tudo novo. da uma passada la :)

    http://singlejoao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Bom dia..
    Verdade, temos que fazer que gostamos. Tenho vontade de fazer contabilidade mais oque eu gosto mesmo é enfermagem. Não sei porque mas gosto de cuida das pessoas ai está minha dúvida oque escolher? Complicado.

    Beijo
    Woman Decides

    ResponderExcluir
  12. Fica tranquila, Marina. Só uma coisa é certa na vida: De que tudo é incerto.

    Indecisões são normais, os caminhos irão se formar naturalmente. A vida é assim... Suas escolhas serão feitas "certas" ou "erradas", daqui a uns anos você vai se sentir satisfeita com algumas coisas e frustrada com outras. O importante é ser feliz com o que se tem, sem deixar de buscar o melhor, sempre!

    Enfim, não queria me alongar muito.. (como acabou acontecendo. rs.) Seu blog é ótimo =) Voltarei aqui sempre. É isso.

    Visite Um livro sobre o insólito

    ResponderExcluir
  13. Olha eu gosto muito do jeito que você escreve, já disse isso já né? então...
    Talvez você esteja com duvidas agora, porque está insegura e não esta gostando muito do que está aprendendo ou da Área e tal, mas começo é assim mesmo viu, vc pode ate começar publicidade e propaganda e gostar, como odiar depois de um certo tempo.. acho que tudo depende da fase da nossa vida e de como encaramos nosso dia a dia.
    Eu entendo essa dificuldade de querer esclarecer cada detalhe em um texto, eu sou assim, eu não consigo escrever em apenas 20, 30 linhas, acredite, isso não é de hoje, lembro na escola, as minhas redações, eram sempre de 2, 3 folhas, ate a professora ficava besta pq eu tinha apenas 10 anos e ja gostava de escrever tanto assim, sendo que os outros garotos da classe fazia o sacrifício de escrever 10 linhas
    ASUASHHASUHUSAAUHSS
    Eu to tentando aprender a reduzir meus textos (pelo menos to tentando) mesmo que seja textos em um blog que ninguem lê, acho que de certa forma tudo que vc faz muito vc pega experiencia, e as vezes ate gosto né? enfim... Pense, só isso que eu tenho a dizer :3 hihi

    http://rascunhosdasuuka.com/

    ResponderExcluir
  14. Meu seu blog é muito fofo, eu ainda não conhecia e adorei, obrigada pela visita no HDM :D
    Beijos, Jeh Galvão (Blog Horadamake)

    ResponderExcluir
  15. Essa é a grande dúvida - o que fazer da vida... O bom é que você parece estar se encontrando, maravilha...
    Att.,
    Luks

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho 13 anos e já sei o que quero fazer, Jornalismo é o meu ramo sem dúvidas, as vezes acho que não devo ser isso, tenho medo, mas quero muito, pode até ser por curiosidade, mas eu sei que consigo ser uma jornalista de sucesso. Sou muito falante, gosto de escrever um pouco, sou muito curiosa e tudo mais, e sou fascinada por tudo isso de jornalismo, mesmo sendo nova, já se o que quero fazer.
    Bom amei seu texto sobre isso, e amei o blog.
    é muito lindo.

    http://garotamarte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 

Follow by Email

Theme e conteúdo por Marina R. - © Marina's Journal 2011 ~ 2017