Entrevista com o vampiro - Anne Rice

7 de julho de 2012
Anne Rice faz parte daqueles clássicos que eu nunca tinha parado para ler. Entrevista com o vampiro é o segundo livro que leio da escritora. O primeiro foi Violino, que demorei um super tempo para devolver para a biblioteca, mas esse último superou meu tempo recorde. Fiquei mais de um mês enrolando entre ler e finalmente entregar. Mas todo esse lenga lenga para a leitura e devolução não interferem no que eu achei do livro. Então primeiro eu resumo, depois eu falo.

Louis resolve contar toda a sua vida para um jornalista. Num quarto, sentados numa mesa, apenas com um gravador separando os dois, Louis revela cada detalhe de sua história, sem medo, sem nada ocultar. E resolve fazê-lo de forma cronológica, tudo na exata ordem que fora acontecendo. Mas deve-se deixar claro uma coisa: Louis é o vampiro. A pessoa que entrevista, bom, apenas mais um humano. E isso fica evidente. A presença do vampiro não é assustadora por somente o medo eminente da morte estar à frente. A figura do vampiro do livro de Anne Rice parece transcender qualquer coisa humana. Um vampiro não é somente mais um monstro. Sua visão, seu andar, o jeito de sentir as coisas, tudo é muito aguçado. Humanos são meros nadas perto das capacidades que eles possuem. Velhas crenças também são abandonadas no livro: cruzes, alhos, estacas. No livro mostra o mundo através de um vampiro, tal como ele é.

A história é contada em primeira pessoa por Louis, mas são três os personagens principais: Louis, Lestat e Claudia. 

Louis era um jovem rico, que vivia numa grande casa com muitos empregados e escravos. Depois da morte do irmão, fica muito abalado, sentindo-se culpado. Nesse ponto aparece Lestat, o vampiro que o transforma e o ensina a viver como tal. Louis fica encantado com o novo mundo que ganha, com as capacidades que um vampiro tem, como sente o cheiro da pele, do sangue,  como seus olhos ficam mais perceptivos e sua velocidade admirável, mas não aceita a realidade que agora tem. Mesmo entendendo que precisa de sangue para continuar vivo, se sente estranho e perturbado ao tirar uma vida humana. Para contornar a situação, começa a se alimentar de ratos, e faz deles sua "dieta" dos anos iniciais como vampiro. E, para ele, ser vampiro deve ser muito mais do que apenas matar para sobreviver. Na verdade, ele mal sabe o que é ser um vampiro. Não sabe sua origem, nem se é um demônio, alguém vindo do Diabo. E não tem ninguém para explicar essas coisas, nem outros de sua espécie além de Lestat.

"Quem saberia aquilo melhor do que eu, que tinha presidido a morte de meu próprio corpo, vendo tudo que considerava humano se desvanecer e morrer para formar simplesmente uma cadeia inquebrável prendendo-me a este mundo apesar de me manter exilado, um espectro com um coração palpitante?" (pág. 158/159)

Lestat faz graça com a morte. Brinca com os corpos e bebe seu sangue como vinho. Sorri enquanto o faz, e acha que isso seja uma arte. Gosta de ver o sofrimento humano. Vampiro que transformou Louis, Lestat é belo, sedutor. Mas apesar de toda sua força e desenvoltura que atrai, não soube dar as respostas para as perguntas de Louis.

"(...) No momento em que o vi, percebi sua extraordinária aura e compreendi que se tratava de uma criatura como eu jamais vira, e que eu estava reduzido a nada. Aquele ego que não pode aceitar a presença de um humano extraordinário a seu lado estava esmagado. Todas as minhas concepções, até mesmo minha culpa e minha vontade de morrer pareciam subitamente não ter nenhuma importância. Esqueci completamente de mim mesmo!" (pág. 21)  - quando Louis percebe Lestat em seu quarto, para transformá-lo.

Claudia é a criança transformada em vampiro condenada a permanecer para sempre em seu corpinho minúsculo. É tratada como uma boneca, envolta em roupinhas de seda, chapéus e flores. A personalidade dela é um meio termo em relação a Louis  e Lestat: estuda com afinco suas origens, tal como Louis, e mata sem piedade, como Lestat. Acaba tão próxima de Louis que se torna o principal motivo para ele viver.

"Uma pessoa em quem o silêncio habitual não significava angústia ou arrependimento." (pág. 155)

Assim como em Violino, os personagens são o ponto forte. Nada é mais ou menos, têm intensidade. Quando eu li (há mais de um mês) pensei em não escrever nada sobre o livro, porque achei que não fosse conseguir. Criei familiaridade com a história e interesse em ler depois que o pessoal da Mob Ground postou uma resenha do livro. E uma resenha perfeita, completa, com fontes, informações, referências respeitáveis. O que faço aqui no blog não acredito que seja uma resenha de fato, é mais observações que eu gostaria de guardar, talvez até para mim mesma, como um diário literário. Enfim, me encantei com a escrita de Anne Rice e o modo como ela dá vida aos personagens. Recomendo não somente para quem goste de uma literatura mais sombria, mas para todos que curtam uma boa leitura.

RICE, Anne. Entrevista com o vampiro. Rio de Janeiro: Rocco, 1976.
  1. Adoreiiiiii, eu tenho a coleção, entre outros como academia de vampiros, house of night, a saga crepusculo, diarios de um vampiro, entre outros. Ah você já leu Anjos das trevas? É um livro sobre vampiros e é de uma escritora brasileira.
    #Besitos------------->http://mikaeetc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Que emoção, vou te confessar nunca parei para um ler um livro relacionado com vampiros, essas semanas quase li "Destino.: Transilvânia", mas a leitura não me agradou, e nunca li nada relativo à entrevistas, seira mágico começar por esse livro, querooo lerrr *-*

    O fascismo.
    Acesso Permitido.
    Negar o pecado.
    Projeto Discipulando.

    ResponderExcluir
  3. Nunca me interessei por livros de histórias de vampiros,mas esse realmente me deixou fascinada!Queria muito saber mais,fui esses dias numa livraria de um shopping e o único livro de vampiro que encontrei foram os da Saga Crepúsculo,mas adorei saber um pouco mais sobre esse livro aqui no seu blog,quero ler!

    www.em-teusbracos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu preciso terminar de ler esse livro, eu amo a escrita de Anne Rice e para mim ela é uma das melhores escritoras que tem. Beijos

    http://insideofmeeh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu sou apaixonada por vampiros e com certeza seu post ficou 10!! Eu adoro ler livros sobre vampiros, não sei porque, acho que eles têm algo mais pra ensinar. Necessito ler Entrevista com o Vampiro e todos os outros livros da Anne Rice! Beijos .

    cherry-blow.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Nunca li os livros de Anne Rice, mas sou louca para ler. Depois que conheci a saga crepúsculo, foi que eu ouvi falar dos livros dela. Parecem ser bons...
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito de vampiros, os filmes né.. Agora livros não sou muito chegados.. :)

    www.ecleticus.com

    ResponderExcluir
  8. Halo :) Achei mnós duas muito parecidas apesar dos seis anos de diferença, Marina haha :3 tomara q esse livro nn seja parecido com Crepusculo, pq acho a série mto bléh u-u Adorei ele, pela sua descrição. Ah, e que bom que vc já ta preparada pras férias, pq eu nn sei se já estou. Trouxe cmg só HP #7 e Alice no país Das Maravilhas, só q eu já li..queria algo novo, sabe? E a livraria é tão looonge ~preguiça mode on ~ enfim, adorei o blog,
    beijos e queijos gorgonzola :*
    its-becky.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oie...
    Tudo bom?
    Parabéns pela resenha... Nunca tive a oportunidade de ler este livro...

    Adorei seu blog... Já estou seguindo...
    Depois dá uma passadinha no meu para conhecer e se puder segui-lo ficarei muito grata... Relíquias da Lylu =D
    http://reliquiasdalylu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu adoro filmes/livros de vampiros. Acho que dá uma emoção forte, e uma adrenalina grande. Nossa fiquei chocada, nunca imaginaria que esse vampiro come ratos. E também que bebe sangue em uma taça, eca. Emfim, adorei a resenha *o*
    Beijos, http://momamoraes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Marina, nunca li o livro mas, parece
    incrível hein!

    BeijoO
    Um ótimo findi para ti :)

    BeijoO
    www.modiceseafins.com

    ResponderExcluir
  12. Quase trouxe esse livro ontem, quando fui á livraria. Mais depois de Crepúsculo, lançou tantos livros de vampiros que eu fico com o pé atrás. Mais parece ser muito interessaste, eu quase o trouxe mesmo.
    Mariana, espero que tenha gostado da postagem lá :B Amei o blog
    bjs, spaziodm.com

    ResponderExcluir
  13. Já faz um tempinho que quero ler esse livro e os outros dois!! To querendo tbm assistir a rainha dos condenados, pq faz muito que assisti e já esqueci bastante... =S
    O Lestat no filme, tem uma coisa meio que homossexual não é? Ou só eu que acho isso? rssrs ele é bem porra loka né kkk'
    Enfim, fiquei mais ansiosa agora pra ler =)
    Bjsss

    ResponderExcluir
  14. Pelo que você falou esse livro parece ser bom ein! Mas, confesso, estou cansada de vampiros, enjoei! >.<

    http://help-adolecentro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. nossa ai nao agora eu vou ter que comprar e ler, por que me despertou muito interesse neste livro, ja que eu amo livros rsrs, vou te dar uma dica também de livro 'sangue de lobo' é muito legal, infelizmente ainda nao tem a segunda parte mais voce vai amar, bom e claro amei a postagem e vou comprar o livro, e amei teu blog me encantou muito, lindo aqui e claro que to seguindo este lindo blog. http://blognew-girl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu já assisti o filme mil vezes e sempre fui louca para comprar o livro!! Agora, a vontade voltou, e terei que comprá-lo para saciar a minha sede... XD

    http://enxergandoalemdasaparencias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Ah, já ouvi falar desse livro e achei incrível. Não sou muito fã de histórias com vampiros, mas essa autora inova de uma forma que me cativa.

    Beijos
    Coisas Fúteis

    ResponderExcluir
  18. Confesso que sou mais interessado pelo filme. E pelo jeito o livro mais uma vez é mil vezes melhor...rs. Adorei sua visão acerca da trama.
    Só não gostei muito da capa, muito simples par uma estória tão rica, não acha?
    Att.,
    Luks

    ResponderExcluir
  19. Acho legal filmes de vampiros, bem livros não curto muito em lê. Mas já li alguns com esse assunto! hihi

    Bjs, Bia.
    Woman-decides | Já curtiu?
    @womandecides

    ResponderExcluir
  20. Olha eu nunca tive o prazer de ler um livro da Anne Rice porém já assisti a este filme e fiquei encantado, acho que já vi mais de uma vez até!!
    Bem nunca fui muito chegado em livros, porem dos últimos dias pra cá eles tenham virado parte de mim praticamente, cada livro que leio fico encantado e sempre quero mais.

    Sabe, sempre me falaram que a história do filme crepúsculo era muito melhor no livro e não é que teem razão, muitas vezes ao passar um livro pra telinha da tv eles acabam cortando os meros porem mais importantes detalhes!!
    Sou meio que viciado em séries e livros, ainda mais quando são de terror e tem vampiros, lobisomens, zumbis e afins na história!!

    Um beijo e respondendo a sua pergunta lá pelo atrevidos:
    Bem eu quero fazer comunicação social mais ainda estou decidindo a pós sabe, ando lendo, pesquisando e vendo tudo a respeito!! Não aguento mais esse climinha de escola sabe? bem perguntei pra uma publicitaria que mora em são paulo a @loverox o seguinte que pós graduação tem mais oportunidades, digo isso no quesito mercado de trabalho, emprego, e tudo mais... e ela me disse que tem mais vagas em Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e marketing!! E que Radialismo e Televisão, Cinema, tem muito menos, pois hoje em dia nesta areá tudo é por apadrinhamento sabe!! Eu ainda preciso me decidir na pós, quero ir de vagar e primeiro ver como é no curso!!
    Ah! desculpa por esse textão, é que eu quis explicar bem!!
    www.estiloatrevidos.com

    ResponderExcluir
  21. Olá , amei seu blog, adorei o Layout e o post é d+ amei nao deixei de seguuir!!!!!!
    Qualquer coisinha:
    http://sweet-dream-officer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá, adorei o seu blog, vem participar do sorteio para BLOGUEIRAS, http://makemaniaecia.blogspot.com.br/2012/07/atencao-blogueirosas.html conto com a sua visita !
    Beijos e Sucesso !

    ResponderExcluir
  23. Nossa, nem curto muito vampiros, coisas do tipo, mas este livro pelo resumo que fez, parece ser bastante interessante, já vou providencia para ler nas minha #feriasdejulho. Adorei seu blog bastante delicut, seguindo&Amando
    Beijoos

    http://pnl-charmosa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Ooi,aceita afiliação??Se sim,comente em meu blog avisandoE me coloque em sua elite,pagina...E se puder,para mantermos contato,Me passe seu e-mail..Obrigada...www.trechy-rock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. é muito bom ler livros assim, eu adoro. é mais bom ainda, você ler durante as ferias e é isso que eu estou fazendo, peguei um livro na biblioteca da minha escola pra ler, e até agora estou achando muito legal o livro.
    bejinhos te espero lá!

    http://debysabetudo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Sou louca para ler os livros da Anne Rice, vi o filme há muito tempo e adorei. As crônicas vampirescas está na minha lista de leitura com certeza.

    http://sucessoparaseublog.blogspot.com.br/ Flor de Lis

    http://vivianpitanca.blogspot.com.br/ Amor e outras coisas

    ResponderExcluir

 

Follow by Email

Theme e conteúdo por Marina R. - © Marina's Journal 2011 ~ 2017