Brasil, mostre um pouco mais a tua cara

15 de setembro de 2012
Ontem teve um debate político que me prendeu na sala até mais tarde que o normal e que me fez correr enlouquecidamente para conseguir alcançar o ônibus. Hoje eu tive que caminhar o dia inteirinho para "encontrar" magicamente fotos para meu trabalho. Gente sedentária sofre, viu? To me remoendo o corpinho que resta desses dois dias (mentirinha, só to fazendo drama).

Então, eu disse que ontem estava num debate, mas esse nem vou comentar aqui, vou me dar esse trabalho só para o relatório que preciso entregar semana que vem para minha professora. A única coisa que posso afirmar é: foi horrível, de todas as maneiras possíveis. Mas deixa pra lá.

Agora te pergunto uma coisa, caro leitor: quantas bandeiras dos Estados Unidos ou Inglaterra você vê por dia (pode ser estampa, objeto, whatever)? Acredito quase com toda certeza que são muitas. Todo mundo ama, todo mundo acha bonito, todo mundo quer morar lá. Todo mundo é poserzão de gringo, diga-se de passagem. Aí sabe qual o tema que o meu professor de fotografia dá pra gente fazer? Patriotismo. Isso, pa-trio-tis-mo.

Te pergunto agora outra coisa, lindíssimo leitor: quantas bandeiras ou coisas que remetem o Brasil você vê por dia? por mês? por ano? Basicamente é apenas de quatro em quatro anos que nos lembramos do país que vivemos, o que torna o trabalho de fotografar algo patriótico meio que impossível. A minha sorte é que aqui no Rio grande do Sul tem sempre a Semana (mês, cofcof) Farroupilha, que prestigia as tradições, que gloria a guerra perdida, que nos faz sentir mais gaúcho e tal. Aí nesse acampamento (sim, tem um baita acampamento bem crioulo no meio da cidade nesses dias) as pessoas colocam a bandeira do Brasil timidamente ao lado da orgulhosa bandeira do RS. Taí uma sorte grande, né?

Então a solução pra coisa foi rumar para o tal acampamento. Dei uma super volta naquilo e não achei nada assim "ai meu Deus eu amo o Brasil". No máximo um tiozinho que fez pose pra foto, ou uma menina com uma camiseta com a bandeira do Brasil e escrito embaixo "Rio de Janeiro". Todo o resto do povo tava pilchado e sendo feliz por ser do RS.  

Isso é uma das barracas (?) do acampamento, isso é um tiozinho pilchado, isso são bandeiras.

Mas também, o que mais eu iria querer de um acampamento farroupilha? Se nós, gaúchos, já somos extremamente bairristas e chatos com a supervalorização da nossa cultura no dia a dia, IMAGINA COMO FICAMOS NA ~NOSSA~ SEMANA?

É, Brasil, você não tem vez aqui no Sul.

As coisas mais legais que achei mesmo foram do lado de fora do tal acampamento. Quando eu estava voltando achei uns botecos com umas pinturas legais. Nada demais, nada uau, mas que representou bem aquilo que eu tava procurando.

"ô mina, que cê tá tirando foto de mim aê??!"

Tentei encontrar algo mais abrasileirado no Mercado Público, mas também nada demais, pra minha tristeza. Fiquei caminhando aleatoriamente pelo centro de Porto Alegre, com a minha garrafinha de água na mão para sobreviver ao calor de 26ºC. Mas água com água e mais água dá vontade de ir no banheiro, aponta estudos. Ou seja, nada melhor que ir para um museu né galerinha (banheiro de museu é bem cuidado, fica a dica). Rumei às escadas do museu, mas a porta emperradinha e a exposição que tinha lá dentro me fizeram esquecer um pouco do propósito inicial. Estava tudo muito escuro e só iluminado onde tinha as fotografias expostas, todas em preto e branco (pelo menos no andar que eu estava era assim). Admirei, bem bela, até que meu corpinho me avisou o porquê de eu estar lá dentro. Aí desci as escadas (sério, as escadas do Santander Cultural são muito lindas) e desci para o majestoso banheiro.

Aí fiz um look do dia no banheiro.

Nossa gente agora esse vai ser um blog de moda ACOMPANHEM AS TENDÊNCIAS MIGS~~~~ (não)

Ok, tenho que postar isso o mais rápido possível antes que eu me arrependa da ideia de ficar falando sobre minha ida ao banheiro e de eu postar uma foto minha num. 
  1. Wwwont*****... Estava morrendo de saudades de poder ler o que você escreve, faz muito tempo que não venho aqui, (Falta de Vergonha!).. Bom, mas como sempre me surpreendeu, com as fotos e os textos. Bom, realmente a quantidade de fotos relacionadas ao patriotismo americano ou inglês é imenso relacionado às do Brasil, vou ser sincero, não vejo NENHUMA bandeira brasileira na minha cidade, NEM no Facebook e etc... kkkk, devemos mudar isto, adorei o post!

    Acesso Permitido.
    Projeto Discipulando.
    Entre pelo perfil~

    ResponderExcluir
  2. Eu acho mesmo que falta patriotismo aqui. Todo o mundo paga pau - uau! - pros EUA e Inglaterra... e tal. A gente nem sempre lembra das coisas do nosso país...
    Terça-feira eu vou no CTG pra comemorar a semana Farroupilha. Quero ir só pra comer mesmo, porque, bah, a comida deles é boa demais. O ruim é o churrasqueiro gremista que serve. E tem que ser com AQUELE avental do Grêmio. Não podia ser colorado não, tio? Pô! Enfim.

    ResponderExcluir
  3. Tem umas directioners no meu Facebook, oque faz eu ver bandeiras da "Ingleterra" (povo desinformado, não sabem que é bandeira do Reino Unido, caramba), todos os dias! Mas eu vejo sim bastantinha coisa brasileira. Uma em cada CTG, no Recanto Gaúcho, nos pontos turísticos de Foz... É , até bastante. E tipo, esses dais na aula de matemática eu não tinha nada para fazer. Antes de ir para a escola, meu pai fica ouvindo os hits gauchescos (foi numa valsa das flores ♫), e o carainha falou da empresa do amigo do meu pai, e de mais um monte de cosias, e da semanda farroupilha.; Na auala efalei sobre a comida do CTG, sobre a semana, e que era o9 mês do gaúcho. Ninguém se interessou...

    ResponderExcluir
  4. Ah, que saudade do meu RS! Como você disse: "É, Brasil, você não tem vez aqui no Sul". Os gaúchos são os melhores anyway, e com toda essa idolatração à UK e etc, a maioria da galera esquece que é brasileiro e que essa é a terra que os abrigam (?).
    Ah, eu ri desesperadamente do tio da segunda foto, sim senhor.

    ResponderExcluir
  5. HAHA, adorei. imagino a cara do tiozinho com tu tirando foto (eu prestei mais atenção nisso do que no texto, é que eu passo muitas vezes por isso, com minhas analógicas por aí. "é de brinquedo, isso presta" HAHAHAHA
    Olha, foi o maior prazer em falar do teu blog no meu. Fico feliz que veio acesso pela minha postagem.

    ResponderExcluir
  6. Olá, parabéns pelo blog!
    Eu também sou do sul.
    Se você puder visite este blog:
    http://morgannascimento.blogspot.com.br/
    Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir

 

Follow by Email

Theme e conteúdo por Marina R. - © Marina's Journal 2011 ~ 2017