Cinemateca Capitólio

30 de março de 2015

A Cinemateca Capitólio é um desses prédios bonitos que se encontra facilmente no Centro Histórico de Porto Alegre. Fundada em 1928 como cinema de luxo, o prédio entrou em decadência no fim da década de 60 e foi deteriorando até ser enfim fechado. Tombado como patrimônio histórico de PoA e também do Rio Grande do Sul, a reforma teve uma longa trajetória: começou em 2004 e foi entregue só agora, dia 27 de março de 2015.


Como parte da inauguração da nova fase desse cinema de rua, as sessões do fim de semana (28 e 29) foram gratuitas. Eu e meu namorado chegamos cedo, mas a fila já era gigantesca para o primeiro filme que passaria no sábado, então a solução foi aguardar a próxima sessão, que seria às 19h00.


Muita caminhada pelo Centro e várias fotos depois, entramos na fila novamente e conseguimos os tickets para a entrada. Exibiram Alphaville, de Jean-Luc Godard. Nunca havia visto nada desse diretor, estranhei um pouco do início até a metade o jeito diferente de contar a história, mas depois peguei o ritmo e o sentido da coisa e por fim achei poético.


Depois da sessão iria ter debate com críticos do cinema (olha as cadeirinhas abaixo do telão na foto). Não pude ficar porque já era tarde da noite e estávamos a pé. Mas valeu o passeio: espaço bonito, filme interessante e a melhor companhia do mundo.



Informações

  • Rua Demetrio Ribeiro, 1085 (esquina com Borges de Medeiros)
  • Aberto de terça à domingo, ingresso R$ 10,00 (meia R$ 5,00)
  • Fanpage | Site
  1. Muito muito legal o espaço. Sinto falta de cinemas além dos shoppings e das salas com nomes de banco embutidos. Sinto uma falta de algo que nunca vivi. Por que será?! Lindo lugar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito lindo! Como era inauguração no dia que fomos nem todos os espaços do prédio estavam abertos. Mas lá tem além da grande sala de cinema tem um café e uma espécie de biblioteca destinada a preservação de filmes. Bem interessante!

      Excluir
  2. Aaah tô louca pra conhecer esse cinema <3 próxima vez que for visitar a familia vou ir com certeza. Acho bem chato ter que aturar as loucuras de shopping só pra ver um filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o chato de cinema de shopping é que geralmente só passa meia dúzia de filmes grandões e pronto, né? Filmes com uma produção menor ou ~diferentes~ passam longe.

      Excluir
  3. Que demais esse prédio, pensei até que você estava na Europa! Eu nunca assisti este filme, na verdade nunca assisti a filmes antigos. Será se vou gostar? Só tentando...rsrss
    Beijosss

    http://www.myrlenaraquelly.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Europa nada :P Começa assistindo uns filmes clássicos, que tal?

      Excluir
  4. Gente, que lugar maravilhoso! E ainda exibindo clássicos? To apaixonada! Queria ir num lugar desses.
    Ah, seu look ficou MUITO amor, amei!
    beijos.
    http://lugaaraosol.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/bloglugaraosol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nhoin, obrigada ♥ adoro esse vestido por causa da estampa de balões nele, hahaha.

      Excluir
  5. Que lugar lindo! Fico tão feliz quando prédios antigos assim são tombados e preservados, acho que isso poderia acontecer com muito mais frequência no Brasil - quantas coisas lindas já foram derrubadas em SP, por exemplo, pra virar estacionamento, shopping e prédios comerciais... :(

    ResponderExcluir
  6. esse tipo de role é tão bom né :)

    ResponderExcluir
  7. Prédio lindão mesmo, o letreiro então nem se fala. Porto Alegre é linda demais cara, preciso conhecer! <3

    ResponderExcluir
  8. Gente que lugar lindo! Do ângulo das suas fotos e da minha percepção de quem mora no interior de sp - em uma cidade nada turística o local me lembrou um pouco a Europa. rs Amei!

    ResponderExcluir
  9. As fotos ficaram muito boas, o lugar é muito bonito.

    ResponderExcluir

 

Follow by Email

Theme e conteúdo por Marina R. - © Marina's Journal 2011 ~ 2017