Pequenas dicas para quem tem blog

17 de abril de 2015

Um blog não precisa ser "grandão" e generoso em números para ser organizado e bonito. São os pequenos detalhes que fazem a diferença, por isso então resolvi fazer esse compilado de "pequenos conselhos" para quem mantem um blog. Nada é regra e o grande protagonista sempre vai ser o bom conteúdo, mas alguns rituais na hora de postar podem fazer bem para quem escreve e também para quem lê.

Texto

ANOTE AS IDEIAS
Assim como uma boa ideia pode vir do nada, a mesma pode fugir da cabeça e nunca mais voltar. Pensou em alguma coisa legal? Anote de uma vez! Tenho um caderninho cheio de ideias que já tive para o blog, mas que ainda não ganharam vida por preguiça. Tudo bem: quando bater a vontade ou a falta de inspiração é só usar esse banco de ideias.

REVISE SEMPRE
Quando estamos transcrevendo algo que está só na mente para a tela do computador, é difícil notar os pequenos erros que se comete durante a escrita. Tudo bem, é bom sentar e conseguir colocar o que a gente quer em palavras, mas mesmo assim é super importante ver o que está sendo escrito. Começo, meio e fim somado a um português correto não é só coisa de vestibular, não; seu blog, mesmo que pequeno, pode servir como um futuro portfólio para o que você fizer. Então, como você quer que as pessoas te vejam?

TENTE NÃO REPETIR
Fazer um texto com um assunto muito específico pode nos fazer repetir várias vezes a mesma palavra ou expressão. Manias de linguagem também aparecem, que podem não ser notadas na hora por quem escreve, mas quem lê com certeza repara bem. Uma dica, e que eu sempre faço tanto aqui quanto em trabalhos, é usar o maravilhoso Ctrl + F: se tenho a impressão que usei muito uma palavra, pesquiso por ela e substituo como posso de acordo com o contexto. Se o vocabulário escapar da memória, o site Sinônimos dá uma ajudinha. 

Imagem

FAÇA SENTIDO
Volta e meia me deparo com alguma postagem sobre determinado assunto que possui uma foto de entrada que nada tem a ver com o que está sendo dito. Ok, postagem com teor super pessoal e/ou sentimental sempre tem licença poética para colocar algo que represente isso (assim meio Tumblr), mas se você estiver falando de uma viagem para as praias do norte não vai começar o post com uma foto de alguma vaquinha da serra gaúcha, certo?

REDIMENSIONE
Ao tirar uma foto com a câmera, o arquivo gerado fica enorme. O que é bom, porque dá pra editar como quiser. Mas muita gente esquece um detalhe importante: adaptar o tamanho daquela imagem ao blog. O arquivo gigante faz com que a página carregue muito mais lentamente, e para quem adora postar muitas fotos, isso pode ser um problema. Além disso, ocupa espaço desnecessário: se você usa o Blogger como plataforma, você tem 15GB gratuitos. Parece bastante, mas esse espaço é compartilhado com o Gmail e o Google Plus, e se passar do limite, só fazendo upgrade. As últimas fotos que postei aqui tinham como tamanho original 5184 x 3456 pixels, mas para o post deixei com a largura de 700px, que é o tamanho do campo da postagem do meu layout.

Quando tenho preguiça de abrir o Photoshop e editar a imagem, entro no Pixlr, que é um editor online com muitas funções parecidas com o PS e redimensiono por lá. É bem simples: entre no pixlr.com » Pixlr Express (Launch Web App) » Open URL ou Browse » Adjustment » Resize. Aí é só colocar a largura (Width) que quiser que a altura modifica junto.
  
AJUSTE AO CONTEÚDO
Quem tem blog no Blogger as vezes tem o probleminha de não conseguir alinhar direito a imagem do post com o texto, mesmo que a foto já esteja redimensionada para caber certinho no layout. Fica então aquela imagem fora da margem e que incomoda visualmente. Para arrumar isso é bem simples: Insira a imagem no corpo de edição (se a imagem estiver do tamanho da área de postagem escolha a opção tamanho original) e clique em Link. Desse modo as fotos ficarão justificadas com o texto.

CREDITE
Parece óbvio, mas nem todo mundo acha que é. Se for necessário usar fotos e imagens que não são suas, fazer um link para a fonte original nem vai doer. Não é um favor e sim uma obrigação! Tem algumas coisas retiradas do Tumblr e We Heart It que são mais difíceis de achar o dono certo, mas nada é impossível. Clique com o botão direito em cima da imagem e escolha "Pesquisar esta imagem no Google". Sempre que eu não sei que a quem pertence alguma coisa faço isso.

E para você que tem blog, quais são seus "pequenos rituais" na hora de postar?
  1. Dicas maravilhosas Marina, especialmente essa sobre creditar as imagens/textos etc. Isso deveria ser uma coisa básica, né? Estou até para fazer um post no blog sobre isso, isso de não creditar me incomoda demais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também me incomoda muito! Vejo tanto post por aí com conteúdo (seja imagem ou texto) sem referência nenhuma ao dono... :/

      Excluir
  2. Ótimas dicas! Tento levar cada uma delas na hora de postar, mas acho que já acontece de uma maneira orgânica agora, diferente de quando eu comecei. Para mim, a primeira dica é essencial: vivo tendo ideias sobre posts nos momentos mais inesperados, e aí vale tudo: ipad, celular, aplicativo, bloquinho... Mesmo que eu me programe "vou escrever sobre isso tal dia" sempre acaba surgindo algo novo e meio que de repente. rsrs Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa coisa do espontâneo de "pensei agora & escrevi agora" é super interessante e acho até essencial pra manter a cara do blog, mas é sempre bom ter anotadas as ideias, né? E nisso qualquer plataforma de anotação é válida :D

      Excluir
  3. Olá querida... Primeiro eu tenho duas xícaras idênticas às da foto hahaha... Depois amei as dicas e concordo contigo em relação aos posts, sempre é bom ler e reler antes de postar, dar uma olhada se o post ficou legal, se a informação ficou clara e objetiva.....
    Abraços!
    www.minhanegraor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que todo mundo tem essas xícaras xD Revisar é essencial! As vezes escrevo umas coisas tão nada a ver e nem percebo, haha. Beijos!

      Excluir
  4. Olá querida... Primeiro eu tenho duas xícaras idênticas às da foto hahaha... Depois amei as dicas e concordo contigo em relação aos posts, sempre é bom ler e reler antes de postar, dar uma olhada se o post ficou legal, se a informação ficou clara e objetiva.....
    Abraços!
    www.minhanegraor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas, não esta clichê como agente vê por ai, tem muita gente que deveria ler esse post, acho super importante creditar as imagens que pegamos de algum lugar (google, we heart it, tumblr e etc...), sem contar a revisão claro, imprescindível.
    Beijão, www.desapegaadri.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que sobre fundo escuro na área de postagem e cursor com glitter todo mundo já falou, né? haha Pensei então em listar justamente essas coisinhas básicas que todo mundo que escreve na internet meio que precisa saber/fazer.

      Excluir
  6. Excelente dicas, concordo com tudo .
    Essa é a primeira vez que venho aqui e, menina , QUE BLOG LIINDO <3
    Estou apaixonada por cada detalhe

    ResponderExcluir
  7. Mudaste o layout! Adorei <3 E adorei as dicas. Eu reviso 100 vezes se possível, mudo palavras o tempo inteiro e tento não repetir também. Organização é tudo, anotar é super importante, é uma coisa que muita gente não faz porque acha que vai "forçar" a inspiração mas deixar tudo na cabeça é furada! Gosto também de ler em voz alta pra ver se tá entendivel hahaha Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mudei <333 Eu também leio em voz alta HAHAHA Faço isso depois das disciplinas de Rádio, que só lendo em voz alta pra saber se o texto realmente tá entendível e OK. Melhor anotar, cabeça esquece tudo ):

      Excluir
  8. Eu tenho um grande problema com revisar... As vezes vou reler um texto anos depois e encontro erros haha. Isso porque gasto muito tempo pra fazer um post, leio e releio mas depois que publico eu relaxo, mas é sempre bom dar uma revisada com mais calma antes de publicar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho essa mania de ~relaxar~ depois que clico em publicar o post, porque as vezes tem uns errinhos que só percebo muuuito tempo depois, haha.

      Excluir
  9. Você deu dicas simples, porém extremamente valorosas. Eu adoro as fotos do seu blog. Que câmera usa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Hidaiana :D Para as fotos desse post e do anterior usei uma Canon T3i, mas para todas as outras do blog foi uma Kodak C1013 (digital) beem velhinha ♥

      Excluir
    2. Ah, esqueci de falar que uso também webcam e o celular do meu namorado xD (Moto G)

      Excluir
  10. aaaah, que legal! eu quero uma T3i, mas por onde moro é tão caro sabe? :( eu tenho uma da sony, dessas compactas... mas não me arriso tanto nas fotos... queria investir nisso. admiro quem sabe fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A T3i é do meu namorado, mas pego de vez em quando pra brincar de fotografia, haha. É cara mesmo e, se fosse pra comprar, eu ainda não teria a mínima condição pra investir, pelo menos por enquanto. Mas até ter acesso a essa DSLR seeempre usei a Kodak que, pra fins práticos, sempre deu certo. Compactas funcionam bem durante o dia e em dias ensolarados. É aproveitar esses dias para tirar as fotos que quiser/precisa! E assim ó, é só ir testando. Se ficar estranho é só apagar e tentar de novo :P Beijos!

      Excluir
  11. Algo que eu acho de extrema importância é a organização do blog. Concordo totalmente com você: não importa se o blog é pequeno, grande, gigante. Organização chama a atenção e deixa a experiência do leitor mais agradável.
    Sobre os créditos nas fotos: INDISPENSÁVEL. Não é nada legal criar uma fotografia com todo o amor, trabalho, tempo do mundo e depois ver ela jogada em um site sem seu nome. É roubo, é crime. E é muito chato pro fotógrafo.
    Post muito completo e totalmente útil! Não sabia sobre o site de sinônimos e sempre tenho dificuldade com palavras repetidas, então vai me ajudar demais ♥

    Tatsiology

    ResponderExcluir
  12. Adorei as dicas, achei muito útil principalmente o uso da mesma palavra várias vezes. Adorei a postagem!
    prosadedesigner.wordpress.com
    facebook: prosadedesigner
    Instagram: prosadedesigner

    ResponderExcluir
  13. Nossa amei as dicas, principalmente a do Ctrl + F ás vezes faço percebo que estou repetindo a mesma palavras várias vezes.

    ResponderExcluir

 

Follow by Email

Theme e conteúdo por Marina R. - © Marina's Journal 2011 ~ 2017