Como organizar fotos digitais

3 de agosto de 2015

Registrar momentos é tão mais fácil e barato hoje em dia. Só retirar o celular do bolso ou a câmera da bolsa que a foto está feita, sem depender de filmes fotográficos ou de uma revelação para tê-la em mãos (ou na internet). Quando ainda se usava a analógica aqui em casa, ganhávamos um álbum tosquinho como cortesia ao receber as fotos recém reveladas e, assim, aquele pequeno monte de fotos prontamente encontrava-se organizado. Depois que veio a câmera digital, a quantidade de fotos tiradas aumentou, mas a bagunça e desorganização começaram também a se fazer presentes. Basicamente funcionava assim: tirava foto até não poder mais e, quando enchia o cartão de memória, nomeava uma pasta no computador como "FOTOS DA CÂMERA" — assim, em caps mesmo — para então esvaziar todo o conteúdo dentro desse recinto com nome genérico.

No que isso resultou? bagunça generalizada!!! É impossível achar qualquer foto dentro desse esquema Fotos Da Câmera 1 (2, 3, 4...) porque não há critério algum. O pior é que muita coisa já foi perdida e nunca nem saberemos o que de fato perdemos porque até agora não havia um padrão.


Para resolver o problema, pus a preguiça um pouco de lado e resolvi abrir a caixa de Pandora que se tornou essas pastas. Só em uma delas havia mais de 3 mil fotos minhas e do meu namorado. Muito, né? Como eu percebi que havia muuuuitas fotos por cada dia, resolvi dividir em pastas com a data bem completa no título, na ordem ANO-MÊS-DIA, para automaticamente as pastas ficarem em ordem cronológica na sequência correta. Nessa pasta criada coloquei todas as fotos correspondentes àquele dia, independente se foram tiradas em mais de um lugar ou ocasião.

Mesmo assim é difícil memorizar o que aconteceu em tal data específica. Por isso nomeei, além da data, com palavras-chave sobre o conteúdo geral das fotos, funcionando como se fossem tags. Dessa forma, se eu quiser uma foto de 2013 do meu namorado passeando em alguma praça de Canoas, eu vou conseguir achar porque esta informação se encontra no nome das pastas! Tudo mais simples e prático.

No início dá um trabalho danado organizar tuuudo, mas é só continuar catalogando a medida que se tira novas fotos que fica bem mais fácil de lidar.

» E vocês, como lidam com as fotos que tiram?

  1. Ah! Adoro post sobre organização hahahaha Sou meio louca com organização de "coisas pequenas" (tipo bolsa, estojo, pastas do PC, caixinha de jóias, de maquiagem, etc) - o que não inclui quarto e armários hahahahaha

    Minhas pastas no PC são bem organizadinhas também, principalmente as de fotos.
    Tem até uma pasta nomeada como "bagunça" que é onde eu coloco as coisas que eventualmente ficam bagunçadas na área de trabalho e, um dia, vão ter lugares apropriados pra ficar, rs.

    Organizo mais ou menos como você fez, mas coloco uma ordem antes da data/nome.
    Ex. (nomes reais):
    (1) Até 23.02.15 - Primeiras, Eixo e Nicolância
    (2) 01.03.15 - Food Truck & CCBB
    (3) 03.03.15 - Contra-Luz & Exposição
    (4) 04.03.15 - Galinha
    (5) 09.03.15 - Caminho & Luzinhas

    E por aí vai.. Assim elas ficam organizadas pela ordem que foram tiradas, mesmo que as datas comecem com um mesmo número, por exemplo. Acho bem prático e facilitado dessa forma ♥

    Engraçado que quando vi o título do post, eu pensei: "mas não é uma coisa meio óbvia?", porque pra mim é automático, mas depois parei pra pensar nas pastas da conta da minha mãe no PC e mudei minha opinião na mesma hora. Ela tem umas pastas assim: "facear" (= colocar no FB), "facear 2", "facear 2 de agosto" kkkkkkkk já briguei com ela várias vezes, falando pra ela organizar essa bagunça dela, mas nunca deu certo D:

    Beijo, beijo
    Boa semana!
    www.drawnwings.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou louquinha com organização de coisas pequenas (principalmente se tratando do computador), mas espaços e coisas grandes nunca fazem parte da minha inspiração organizacional, rs.

      Se eu não me policiar e nomear as coisas bem como são acabo também nessa zona de numerar tudo em "Coisa 1,Coisa 2, Coisa 3...", hahaha. Teu jeito também é bem eficiente! Eu gosto de colocar a data invertida porque aí já fica na ordem certa sem precisar conferir depois se tá tudo no lugar (sem falar na ordem dos anos! muitíssimo importante para alguém que tem várias fases da vida não documentadas ou perdidas por pura e simplesmente desorganização - !!!!!).

      Beijos, Lory <3

      Excluir
  2. caramba, era bem assim mesmo.

    comigo eu separo as fotos do celular por mês e quando tinha a outra câmera separava por dia & assunto. fica absurdamente mais fácil de se localizar depois né :)

    ResponderExcluir
  3. Eu não tiro muitas fotos, mas também gosto de tê-las organizadas. Eu começo descarregando no computador e já usando um programa pra renomeá-las (também uso a ordem ano-mês-data--hora-minuto-segundo). Então, crio uma pasta com o nome do evento e o ano (exemplo: show de tal artista 2015). As fotos aleatórias, eu divido em duas pastas: uma pessoal (basicamente, só de selfies) e outra de miscelâneas (do céu, de plantas, animais, coisas, pessoas, etc).

    Tenho aflição dessas pastas cheias de arquivos aleatórios e desorganizados.

    ResponderExcluir
  4. por acaso consigo organizar tudo de maneira a que encontre o que procuro mais tarde :)

    ResponderExcluir
  5. Nossa, vira e mexe com o tempo sento no computador e começo a organizar as fotos! Até tento me manter organizada depois da arrumação, mas é difícil. Sei lá porque essa preguiça de já baixar as fotos com um título e pasta determinados, prontinhos, vai entender?!

    www.allthingsblue.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu preciso tentar largar a preguiça de lado é começar a organizar as minhas fotos. A questão que a maioria estão nas redes sociais principalmente no flickr, mas mesmo assim preciso fazer pastas para organizar fotos do blog, fotos pessoais é ainda gravar ela em um pendrive ou um hd externo. Ainda vou largar essa preguiça de lado, antes que seja tarde de mais. Beijos <3

    http://joicyrecco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 

Follow by Email

Theme e conteúdo por Marina R. - © Marina's Journal 2011 ~ 2017