O dia que eu fiz chocolate caseiro

14 de agosto de 2015

Ando numa fase muito cozinheira. Só esses dias já fiz bolo de chocolate, bolo de cenoura, torta de frango, pseudo-torta de frango (era com carne), panquecas... Enfim, Tudo Gostoso e as receitas da minha mãe estão sendo meus melhores amigos. Mas meu histórico com a cozinha nunca foi dos mais promissores: volta e meia, quando me dá a louca e resolvo fazer alguma coisa, facilmente deixo queimar, abatumar, explodir, etc. Por isso, para aproveitar esse vibe de Tá Tudo Dando Certo no relacionamento Marina & Cozinha, resolvi apostar em novos horizontes, coisas nunca testadas por mim antes... tais como fazer o próprio chocolate em casa.

Parecia algo bem fácil de início. Sei que precisa de cacau, de leite, de açúcar, e isso tudo eu já tinha em casa. Para saber o que fazer com esses ingredientes, recorri ao oráculo da vida de todo mundo: o tio Google, guardião da sabedoria e solução de quase todos os problemas. O chato é que a maioria das receitas que achei eram muito desencontradas, com ingredientes muito diferentes uma da outra e assim fiquei meio sem saber o que fazer. A solução nesse caso foi escolher uma e ver no que poderia dar. O que eu usei:

INGREDIENTES

  • 2 xícaras de cacau em pó
  • 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 150 gramas (mais ou menos) de manteiga sem sal
  • 1  1/2 xícara de açúcar refinado
  • 1 xícara de leite

COMO EU FIZ

    A receita original não era com esses valores, então fui alterando conforme precisava (HEHEHE, como se eu soubesse muito bem como alterar algo pra deixar como eu quero, adoro uma ilusãozinha). Como chocolate é um troço sensível, é preciso ser feito em banho-maria (pelo menos era o que dizia todos os sites), então peguei recipiente de vidro, peguei uma panela, enchi um tiquinho a panela com água e coloquei o recipiente de vidro em cima. Depois disso joguei todos os ingredientes dentro do vidro e mexi loucamente até pensar que estava pronto.

    Minha ideia era colocar naquelas forminhas de plástico com formato de barrinha de chocolate, deixar na geladeira e depois desenformar, mas algo muito errado aconteceu no processo e por nada nesse mundo que meu chocolatinho endureceu. Ficou apenas em estado de brigadeiro mas um tiquinho mais duro. Desenformei então o chocolate que não ficou como eu queria (foi um parto pra tirar das forminhas) e enrolei feito brigadeiro. Para não ficarem grudados uns nos outros, passei côco ralado fino em volta e, tcharan!!!, ficou pronto.

    Depoimentos reais de quem provou meus brigadeiros:

    "Ruim não ficou" — Mãe
    "Não colocou manteiga demais?" — Irmã
    "Bom, bom, claro que ficou bom..." — Pai
    "MELHOR CHOCOLATE NA VIDA" — Euzinha
    _________
    Sei que esse é o BEDA mais vergonhoso na face da Terra, e o projeto, que tem como objetivo um post por dia durante um mês e que já tinha sido alterado aqui com a meta de postar pelo menos 15 vezes, será alterado mais uma vez: se eu conseguir postar 10 vezes, será vitórias eternas. Hehe.

    1. Hahahah com certeza não é um BEDA vergonhoso, muito pelo contrário, você realmente está aventureira na cozinha!

      Tenho tanta preguiça de cozinha, mas essa receita de chocolate é ótima, quero tentar algum dia.

      bêjo.

      ResponderExcluir
    2. menina que blog maravilhoso

      eu to é morta aqui!

      www.acidamentesensivel.com

      ResponderExcluir
    3. HAHAHA eu amei os depoimentos! Comigo é o contrario, sempre que cozinho alguma coisa todo mundo come e eu fico "TA HORRIVEL!" pq eu fico comparando com a versão da minha mãe, e tudo o que ela faz fica gostoso http://blogmareland.blogspot.com

      ResponderExcluir
    4. Não conhecia teu blog, aí cheguei aqui e me deparei com esse post e foi só amor ♥ hahaha.
      Sempre que tô animada me arrisco na cozinha, mas aqui em casa fica eu tentando cozinhar e a minha avó falando que seria melhor de outra forma. Às vezes (quase sempre) ela tá certa e sai errado por eu não ter obedecido ao que ela falou, mas eu sou teimosa e quero me arriscar do meu jeito haha.
      Se "ruim não ficou" eu ainda vou tentar fazer isso um dia.
      Beijos!

      maresdanoite.blogspot.com

      ResponderExcluir

     

    Follow by Email

    Theme e conteúdo por Marina R. - © Marina's Journal 2011 ~ 2017