O que eu não terminei de ler

3 de abril de 2016
Estou colecionando leituras iniciadas mas não terminadas. Faltam poucas páginas para O Jogo do Anjo, de Carlos Ruiz Záfon, mas não termino pela simples preguiça de pegar o livro lá na casa do meu namorado, que foi onde deixei. 

Parei na página 91 de A Dança dos Dragões há dois anos e desde então não mais peguei na mão o tijolo que é aquele exemplar; não sigo a leitura tanto pela preguiça do peso tanto pela preguiça de me envolver novamente com a looonga história do G. R. R. M. - não lembro mais de nada. 

American Gods, do Gaiman, estacionei na página 73 porque, sinceramente, tá chato, mas como comprei o paperback por caríssimos 7 reais, me sinto na obrigação de ler (mas não hoje, nem amanhã). 

Já a minha tentativa de leitura de Anna Kariênina do Tolstói tem sido uma novela. Uns anos atrás peguei um exemplar na biblioteca da faculdade e li até certo ponto, mas como nunca fui disciplinada com datas, acabei pagando várias multas e nem consegui terminar. Aí nesse ano resolvi retomar a leitura, mas com o Kobo. Odiei com todas as minhas forças a versão que baixei em pt-br porque, além de sentir a leitura meio “travada”, havia muita falta de pontuação. Baixei o texto em domínio público em inglês e foi bem melhor… mas aí bateu a famosa preguiça. Uma hora eu retomo.

As Irmãs Romanov (Helen Rappaport) segue interessante como história da finada monarquia russa, já consegui ler 50%, mas no momento tô com preguicinha de ler (nota-se um padrão aqui).

Os Miseráveis, do Victor Hugo, posso justificar dizendo que desde que peguei para ler, já sabia que seria um projeto de leitura para o ano inteiro. Vou ler pouco a pouco todo mês e espero até dezembro terminar.

Mas, mesmo com todas essas pendências citadas, nessa semana eu iniciei O Segredo de Jasper Jones e Harry Potter e o Enigma do Príncipe. E não para por aí: li hoje, numa só sentada, Superman/Batman: Inimigos Públicos e também comecei a leitura de Dublinenses, do James Joyce.

Será que tudo isso é culpa de mal ter lido durante todo o ano passado?
  1. Acho que fiquei quase um ano "em pausa" depois de ler as 100 primeiras páginas de "Dança dos Dragões". Depois li o restante em 1 semana. Coerência? Meu ritmo de leitura desconhece.
    Agora Os Miseráveis... Ah, novela antiga! Comprei uma edição econômica (porque seria mais fácil de carregar) mas a diagramação daqueles livros era tão ruinzinha que me desanimou. Baixei um ebook, mas a linguagem dele era meio "estranha", a leitura foi caminhando a passos de tartaruga. Aí resolvi comprar a edição econômica da Cozac Naify em uma promoção e agora sim: a linguagem é boa, a diagramação também, a folha não é transparente...
    Mas pergunta se retomei a leitura...

    ResponderExcluir
  2. Acho que o fato de você ter lido pouco não influencia muito, na verdade. Eu, por exemplo, não consegui terminar Lolita, mas devorei outros títulos muito mais rápido. Agora eu aprendi que eu só leio o que me interessa de verdade, não vou ficar enfiando na minha cabeça algo que eu não estou gostando muito. Para mim, ler é um hobby, então não faz sentido eu ler por obrigação :) Talvez seja o seu caso, se você não gostou, deixe pra lá, quem sabe em um outro momento da sua vida você redescubra aquele livro e ame ou quem sabe é uma tradução muito mal feita que dá desgosto de ler.
    (letheblanc.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  3. Ai cara, me sinto até mal tendo esse post, porque se eu for postar tudo que eu não terminei de ler. Mas eu também tenho uma justificativa. Não era fã de leitura, ok? Comecei a gostar mais justamente por conta do blog, meu português era péssima, ainda é, mas está melhorando. E gente, era tanto erro, mas tanto, que resolvi tomar vergonha na cara hahaha. Até então eu só lia as 18 primeiras páginas dos livros e parava.

    Bom saber que não vou ler esses livros hahaa. Além disso, quero ler Superman/Batman: Inimigos Públicos!!!

    Beijos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
  4. Eu detesto começar um livro e não conseguir terminá-lo, aí acabo me forçando a ler até o final, resultado: não consigo ler mais nada depois por semanas, me dá uma raiva do livro e de mim. Eu quero muito ler Os Miseráveis ainda, se for comprar, vou comprar aquele edição que é dividida em duas sabe? Porque ninguém aguenta segurar um livro com mil e tantas páginas. E ficaria lendo durante o ano todo, simplesmente minha cabeça está programada para ler um único livro por vez até terminá-lo hahaha

    Abraços!
    honeypie

    ResponderExcluir
  5. Dança dos Dragões talvez eu fique motivada a ler quando (ou se) sair o próximo livro. Até lá fica em stand-by, haha. Os Miseráveis nem cheguei tentar ler em ebook porque sabia que iria falhar, hahaha. Comprei aquela versão que mais parece uma bíblia, da Martin Claret porque: é linda, a edição é maravilhosa, é capa dura, fica também maravilhoso na estante (isso é importante :P), a diagramação é ótima e etc. É impossível de carregar por aí, mas eu deixo do lado da cama e leio algumas páginas antes de dormir mesmo, e a leitura tem andado! Aí durante o dia e outras situações sigo outras leituras no Kobo ou em papel mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Lolita é pesado mesmo, mas é um dos livros favoritos da vida. Também sou do time que se estiver chato, melhor abandonar a leitura (o que não é o caso desses, exceto American Gods, que tá bem sem graça e prefiro dormir). Dos que listei e estão parados, nenhum é por obrigação nem nada, inclusive a maioria tô gostando bastante, é só a preguiça batendo mesmo haha. Enquanto isso sigo lendo vários outros livros. <3

    ResponderExcluir
  7. Não tem que se sentir mal não, viu. Gosto pela leitura se pega aos poucos! Tenta saber que tipo de história te atrai e procura por títulos que tem notas boas no Skoob ou Goodreads, vê se tem bastante comentários positivos, porque aí a chance de curtir o livro de cara e conseguir terminar a leitura é bem maior! Beijos <3

    ResponderExcluir
  8. Ai, sei lá, se a leitura não anda, mesmo que eu esteja gostando do livro, eu deixo lá quietinha e vou ler outras coisas até sentir vontade de continuar ler o primeiro livro de novo. Não gosto de me forçar a ler alguma coisa porque aí leio de má vontade e a história fica automaticamente chata hahaha.
    Os Miseráveis eu comprei a versão gigaaaante da Martin Claret. O livro é enorme, pesa uns 3 quilos (eu acho? nem sei), mas eu deixo do lado da cama e só leio antes de dormir. Aí durante o dia e em outras situações eu leio vários outros livros. Já eu sou bem diferente de você, então: só consigo ler vários livros ao mesmo tempo, só um me dá agonia demais hahaha. Não sei explicar. Quando canso de ler uma história eu pulo pra outra.
    Abraços <3

    ResponderExcluir
  9. Patrícia Leardine12 de abril de 2016 20:35

    Eu tinha um punhado de livros que me olhavam com desprezo por não ter consigo terminá-los, aí eu doei todos rsrs :D Agora eles têm novas famílias que os leem (assim eu espero). Ultimamente se começo uma leitura (e gosto) vou até o final. Se não gosto, nem me esforço muito. Acho que isso deve as quilométricas leituras de dever durante a faculdade. Depois que a pós acabou me senti livre na questão literária rsrs

    ResponderExcluir

 

Follow by Email

Theme e conteúdo por Marina R. - © Marina's Journal 2011 ~ 2017