Diário de leiturinhas

17 de fevereiro de 2017
Ano passado foi um ano recorde na leitura para mim. Consegui ler 56 livros de uma "meta" de 52. Bem nas aspas mesmo, porque meta de verdade não faço. Não encaro leitura como obrigação - a menos que seja de alguma forma obrigatória. Ainda assim, ultrapassei essa meta imaginária em que eu lia um livro por semana.

Na prática não foi bem assim. Em janeiro de 2016 li 10 livros, um feito nunca antes realizado. Fevereiro li 7 e em vários meses do início do ano li uma média de 5. Passado o primeiro semestre a coisa já ia rareando: 1 ou 2 livros por mês. De qualquer forma, 56.

Já passou da metade do segundo mês de 2017. Só li um livro até agora, A Assinatura de Todas as Coisas (Elizabeth Gilbert). Achei MUITO bom do início até a metade, depois ficou talvez muito botânico. Adorei o início do texto e a divisão de como a história foi contada.

* * *

Enquanto minha lista de lidos permanece estagnada, a lista de lendo só aumenta. Comecei a ler Os Miseráveis (Victor Hugo) ano passado, pensando que ao longo do ano lendo de pouco em pouco conseguiria terminar a leitura. Devo admitir que o calhamaço da Martin Claret, apesar de lindo de morrer, é gigantão pra porra. Difícil segurar na mão, impossível levar fora de casa. Única opção é ler antes de dormir com ele apoiado na cama, mas como não tenho criado-mudo ou algo que o valha, o livro acabava ficando atirado pelos cantos depois de ler. Ainda vou resolver essa questão.

Comecei a ler Dona Flor e Seus Dois Maridos (Jorge Amado) e Infância, Adolescência e Juventude (Tolstói) no final do ano passado ou início desse, nem lembro mais. Mas parei a leitura de ambos para ler Crime e Castigo (Dostoiévski). Seria legal terminar todas as leituras que já comecei, mas me contento se conseguir finalizar Crime e Castigo antes do mês acabar.

P.S.: hoje finalmente devolvi a dignidade aos meus livros e coloquei eles numa estante. Fazia tempo que não viam nada além do teto da cama box baú.
  1. mulher, me ensina a ler tudo isso? <3
    quantas leituras bacanas, hein
    fiz uma lista de apenas autoras e no momento estou lendo Um Quarto Para ela e Frankenstein e li por enquanto só dois livros. A meta era ler 4 esse mês, vamô vê!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas nem tô lendo tudo isso não, haha. Nunca ouvi falar de "um quarto para ela", vou pesquisar! E Frankenstein é uma leitura que devo faz tempo. Parabéns pelas leiturinhas :D

      Excluir
  2. Já considerou apelar pro ebook de Os Miseráveis? Daria pra ler fora de casa de boa e quando estivesse na sua casa seria só ir pro livro a partir do ponto onde parou no ebook.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebook é uma boa! Mas acho que depois que pegasse no tranco com o ebook seria bem difícil segurar aquele tijolo bonito na mão de novo, hahah. Mas vou tentar :D

      Excluir
  3. muitos dos livros que você citou tenho/quero ler, mas sempre que acabo um a leitura esqueço e começo outra nada a ver haha. li mais em 2015, quando ultrapassei os vinte livros, mas regredi novamente em 2016. está de parabéns com os 56! e belos títulos [e blog] :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! E olha, sofro do mesmo mal hahaha. Tenho vários livros que estão na lista de quero-ler, mas não sei lidar com metas ou planejamento de leitura. Leio aquilo que eu estiver na ~vibe~ do momento, haha.

      Excluir

 

Follow by Email

Theme e conteúdo por Marina R. - © Marina's Journal 2011 ~ 2017